top of page
  • Instagram
  • Whatsapp

Classes D e E impulsionam consumo FMCG no Brasil dentro do lar em 2024

Todas as cestas de bens de consumo apresentam crescimento no Brasil, com maior intensidade em Mercearia Doce

O consumo de bens no Brasil dentro dos lares segue em alta. O volume de unidades por viagem aumentou 7% no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento, inclusive, é mais expressivo entre os consumidores de menor poder aquisitivo. Nas classes D e E, a alta é de 8,7%. 


O aumento do consumo no Brasil abrange diversas categorias de produtos. No entanto, as cestas de Mercearia Doce (+9%), Bazar e Medicamentos Sem Prescrição ou Isentos (+6%) e Bebidas (+5%) são as que mais se destacaram em crescimento de unidades. 


Independentemente do público, todos compram produtos de diferentes preços para equilibrar os gastos. A chave está em escolher de acordo com a categoria. Entre os itens de indulgência, a exemplo de doces e refrigerantes, ganham destaque as marcas premium, enquanto opções básicas, como alimentação, são mais adquiridas em opções econômicas. 


Consumo de bens por classe econômica no Brasil


As classes D e E são um grande exemplo nesse contexto. A estratégia de equilibrar marcas premium e econômicas é essencial para equilibrar o orçamento. Os dados mostram que esses consumidores estão investindo em itens mais elaborados em determinadas categorias, como sabonetes (+11%) e chocolates (+36,7%), ao mesmo tempo em que optam por mais acessíveis em produtos essenciais do dia a dia. 


Ainda vale destacar que a intensificação do consumo no Brasil impulsiona, consequentemente, mais momentos compartilhados dentro do lar. No primeiro semestre de 2024, café da manhã (+2%) e almoço (+1,6%) foram as ocasiões que apresentaram os maiores incrementos.


Nesse contexto, ainda é importante ressaltar que cada público tem preferência para um tipo de alimentação. As classes A e B, por exemplo, buscam mais embutidos, refrigerantes e sorvetes. Enquanto as classes D e E dão preferência para pão industrializado, bolos prontos e biscoitos. 


Com todas essas particularidades, fica claro que é muito importante que todos os perfis sejam considerados na hora de tomar as decisões para o seus mercados. 


Nossa expertise na Gestão de mais de 400 lojas Brasil, ao mesmo tempo, nos deu uma forte bagagem para entender cada região, e cada cenário entendendo o consumo no Brasil por todos os ângulos. 

Commentaires


bottom of page